domingo, 30 de março de 2014

Da viagem ao Faial e da primavera instalada no jardim.

Ainda a digerir a minha viajem ao Faial e o grande remoinho interno que os veleiros causam em mim.
Fico sem tempo, com o passado e o presente diluidos numa uma vivência, mais passado que presente, sento-me a observar aquele ritmo de viajantes-aventureiros que outrora também  fui e que agora revivo intensamente com um nó na garganta e uma sensação de EU um pouco torbulenta como as tempestades no mar.
Agora sou da TERRA com um passado no MAR e uma vontade imensa de voltar a ser destemida, aventureira, solitária, afoita, sentir-me imortal e valente.
Percebo agora ao escrever estas palavras que talvez muito do que agora sou foi moldado no mar.
Dois anos e meio num veleiro de 8 metros aos vinte e um anos com um Hervé de 25 tem de deixar marcas na nossa pele, nos nossos pés, na minha pegada ecológica, da qual me orgulho todos os dias.

E eu que vim aqui com a intenção de escrever para me queixar que na minha ausência de 5 dias nos Açores a primavera sorrateira e sem avisar se veio instalar no meu jardim.

De repente a ameixeira parece ter ficado maior ao encher-se de flores e quase logo de seguida de viçosas folhas, a maceira deu primeiro à luz as folhas e poucas flores este ano, será que vou ter maçãs?
A romanzeira cobriu-se de delicadas folhinhas vermelhas, as frésias desataram a florir num festival multicolor muitissimo aromático, o jasmim então nem se fala, parede branca de cachos perfumados a entrarem quase pela porta da cozinha.
Quem vai entrar pela porta da cozinha é o sabugueiro todo inclinado a desviar-se do abacateiro que lhe está querendo roubar espaço, luz e altura. Mas elas adaptam-se, moldam-se, cedem...somos tão parecidos com as plantas, nunca me canso de comtemplar tal maravilha.

1 comentário:

  1. Boa tarde,
    A Câmara Municipal do Montijo encontra-se a organizar a iniciativa "Vamos Florir a Casa Mora", a ter lugar no próximo dia 10 de maio nesta cidade, procurando integrar na sua programação um Workshop de Flores Comestíveis.
    Neste sentido, gostaríamos de poder entrar em contacto consigo por e-mail para obter mais informação para o efeito. Aguardando resposta para vsimoes@mun-montijo.pt , apresento os melhores cumprimentos. Ass.Vanessa Simões (Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Montijo). Obrigada

    ResponderEliminar