terça-feira, 29 de agosto de 2017

Agenda de 2018 de Plantas Medicinais. Revelamos mais alguns segredos da agenda: rosas e jasmins

Rosas-de-Santa-Teresinha
Rosa de Santa-teresinha…..Rosacea
Impossível resistir ao charme e delicadeza destas pequenas rosinhas de perfume suave e doce.
Tenho um enorme arbusto que todos os anos me presenteia com uma infinidade de flores que colho, levo para casa, coloco em aromáticos bouquets espalhados pelos cantos, desidrato algumas, outras utilizo em sobremesas e bebidas. Desafiam a imaginação e criatividade culinária tantas vezes inspiradas no trabalho da minha amiga Graça Saraiva das Ervas finas que é mestre em receitas com flores e me deu a provar um mel de rosas absolutamente divinal. Em casa fiz a minha versão mais simplificada.

Receita

A um frasco de mel de meio quilo retirei metade do conteúdo e preenchi com pétalas de rosas de Santa-Teresinha, aqueci em banho-maria durante uma hora e deixei ficar as rosas a macerar no mel. O mel é um conservante natural ajudando a preservar as flores.
Adicionar este delicioso mel a sobremesas, iogurtes, bebidas ou consumir uma ou duas colheres por dia sempre que se sinta que o seu coração precisa de um mimo.


Rosa-de-Santa-Teresinha
Jasmim



Jasmim  Jasminum spp Oleaceae
Impossível cheirar o doce aroma dos vários jasmins sem acordar em mim imagens da Índia e de quando por lá andei em viagem. As mulheres usam as flores  e o óleo no cabelo. As estátuas dos deuses são adornadas com colares de jasmim e calêndulas. Existem muitas espécies mas a mais comum em Portugal e até bastante invasiva é Jasminum officinalis. Na medicina Ayurvédica tem uma estreita relação com o feminino e usam-no para tratar dores menstruais, tensão nervosa, enxaquecas. É uma planta adstringente e por isso a infusão das flores pode ser utilizada para estancar o sangue de feridas ou reduzir o fluxo menstrual excessivo.
Em aromaterapia o óleo essencial diluído num óleo vegetal de sésamo, grainha de uva, abacate ou azeite é usado em massagens para tratar depressões e aumentar a líbido. Recomenda-se ainda como antissético, antiviral e antifúngico, eficaz em casos de herpes ou candidíase.

1 comentário: